sábado, 16 de junho de 2012

Rotina de limpeza

Ei crianças, como estão??

Chorei!!! Já estava me sentindo um ET por gostar de ir ao mercado, mas surgiu a Alana e não me deixou ser ET sozinha!!! rsrs

Bem o assunto de hoje é limpeza e organização da casa....

Assim que casei, se deixasse, passava todos os dias limpando a casa, e vocês sabem como é, sempre tem coisa para fazer... Só que acabava o dia e eu só tinha ficado limpando e arrumando...

Percebi que a casa não vai desandar se eu passar um dia sem limpar as janelas, ou tirar o pó...rs Acho que fiquei meio maníaca por limpeza! Então, comecei a estudar de novo, e precisava de tempo. Tempo que minha casa não me dava! (nessas horas sinto falta de um apto, sem quintal nem jardim para dar trabalho) comecei a procurar dicar de organização, e acabei caindo no FlyLady.

Resumindo, ela era extremamente desorganizada, e criou um método para manter a casa arrumada e limpa, mas sem fazer faxina um dia inteiro.

Se gostei, sim! Mas acho muito complicado seguir a regra, e sempre ter que olhar os e-mails para saber os detalhes, então peguei a ideia central e adaptei para o meu dia a dia.

O meu fiz assim: Fiz uma listinha de limpeza diária, uma tarefa para fazer a em cada cômodo a cada dia da semana, e a faxina pesada de um cômodo por semana. Assim não me sobrecarrego, o fds fica livre e a casa limpinha.

No começo não botei fé, achei que limpar profundamente u cômodo por semana, ia deixar minha casa bagunçada, suja, ou coisa do tipo, mas não é que deu certo?
para quem tem ajudante do lar é mais fácil, é só listar o que ela deve fazer. Quem não tem, bota o maridão para ajudar! Uma tarefinha não mata não!!!
Olha, estudo uma média de 7 a 8 horas por dia, é como um trabalho, e faço essas coisas rapidinho. A limpeza da casa toda no esquema que vou postar para vocês, levo de 30 a 45 minutos, dependendo do dia.

Vou dar o exemplo da rotina diária, e depois vou postando as semanais...

Minha rotina de segunda é:

·     Limpeza geral da casa
·     Lavar as roupas que completarem uma carga
·     Trocar roupa de cama
·     Trocar toalhas
·     Tirar o lixo
·     Aspirar e passar mop


Limpeza básica da cozinha

TODOS OS DIAS
Limpar a pia e secar depois de lavar louça
Limpar fogão
Limpar balcões
Passar pano no chão da cozinha

FAZER UM A CADA DIA DA SEMANA
Lavar a lixeira
passar pano nos armários de cima até o chão
Limpar eletrodomésticos grandes (geladeira, fogão e micro) por fora
Limpar espelhos de luz, tomadas e bancadas
Limpar escorredor de pratos e porta detergente
Passar pano na parede do fogão

Bem... Parece que é muita coisa não? Na verdade, é o que fazemos todo dia após cozinhar, e o que acrescentamos para fazer um a cada dia, é uma mini faxina, com isso sua cozinha estará sempre limpa, fazendo um ciclo semanal, e a prova de visitas!!!

No próximo post vou colocar a limpeza detalhada da sala, dividida nos dias da semana.

Espero ter ajudado!

Beijos


Fabi adverte: Casar é bom, mas dá um trabalho....

9 Pode falar...:

Flávia Pires disse...

Casar é uma delícia, mas dá um trabalhão né?! Tb me baixa um espírito de amélia de vez em quando e fico o dia todo arrumando... é tão gostoso ver a casa arrumadinha depois né? Valeu pelas dicas flor =*****

Suzana disse...

Adorei a ideia de fazer uma lista e segui-la.
Vou precisar de um jeito para conseguir trabalhar e cuidar da casa, acho que esta listinha vai ajudar e muito.

Beijos

Alana Tenório disse...

Oi Fabi!! Menina, só eu que tbm gosto de ir ao mercado é??? hahahaha... Já vi esse tipo de organização/limpeza da casa, mas nunca testei não, só quando me casar mesmo... hehehe... Eu comprei um livro "Guia da dona de casa moderna" e nele tem umas tabelinhas semanais com tarefas por cômodo. Por exemplo: BANHEIRO (segunda: lavar a louça sanitária, terça: lavar a lixeira, quarta: limpar os espelhos)... Não sei se funciona, mas achei interessante. Meu namorado disse que é melhor limpar um cômodo inteiro por vez... mas não sei, a gente só sabe qd põe em prática, né? Bjus

Gaby disse...

Linda...... não é q pensando bem essa rotina funciona mesmoo... e não fica pesada mesmo e a casa sempre limpa pras visitas.. adorei as dicas.. ainda mais seu blog.. fica com deus bjos flor

Dani disse...

Amei a dica!! Já copiei pra mim...vou ficar agurdando as próximas...bjos

Mari Dahrug disse...

Gostei das dicas também. Eu e meu noivo pretendemos dividir 100% das tarefas domésticas... acho bem justo! Beijos

Unknown disse...

Ai Fabi não é querendo desanimar você mais esta animação toda é só antes de ter filhos kkkk por que depois só deus pra manter esta organização.
Mas você ta me saindo uma dona de casa de primeira,acho muito legal.
Beijoss!!

Anônimo disse...

Fabi tb sou recém casada e o seu blog é mara! Sobre limpeza eu era desorganizada e isso me dava agonia, acabei fazendo uma lista no excel das atividades e a cada dia que faço algo vou marcando a data, assim tenho noção do que preciso fazer pois não foi feito em X dias. Muito legal seu blog, estou te seguindo, beijão!

Larissa do www.larissatododia.com

Unknown disse...

Fabi, como uma casa dá trabalho né, seu eu deixar sofro do mesmo que vc. E olha que a casa aqui é gigante, tem 2 quartos que estão repletos de coisas dos pais do marido (deixaram aqui depois que foram para o Japão)já tentei dar jeito neles mas sem chance, uma sala tbm repelta dessas coisas e que só uso pra deixar meu cachorro. Um banheiro desativado que serve como dispensa e 2 sendo usados. Uma outra sala que usamos, o nosso quarto, além da sala de janta e da cozinha e tem um terreno enorme.
Tbm tive que por ordem nisso, senão não dava conta de tudo e não fazia mais nada.
Agora eu faço assim, um dia eu limpo os comodos do primeiro piso e no outro os do segundo, um dia da semana não faço nenhuma limpeza além da cozinha. Tem dado certo, mas mesmo assim ainda acho que a casa não para arrumada.
Vou dar uam conferia na sua dica pra ver se dou um jeito aqui.
Beijinhos

Postar um comentário