segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Controlando as contas e o orçamento!

Ei amores, como estão?

Começo de mês sempre me lembra uma coisa: Contas a pagar!!!

Aqui em casa sou eu quem controlo o orçamento. O Du trabalha e eu administro! Então, todo começo de mês eu tenho uma rotina básica:
  • Vejo o valor exato que tem na conta;
  • Pego a lista de despesas fixas e somo tudo (apesar do valor de água e energia variar todo mês, temos uma base de quanto custa);
  • Pago as contas que já estão em mãos;
  • Agendo o pagamento dos cartões de crédito;
  • Guardo no mínimo 10% do salário para despesas inesperadas;
  • Quando o orçamento está mais folgado, separo mais 10% para a poupança de viagem;
  • Separo um dindin aqui em casa para o dia a dia (detesto ficas sacando dinheiro toda hora);
  • Defino o valor que gastarei para alimentação neste mês;


































Bem, como não estou trabalhando, não saio muito de casa, então acabo não gastando muito na rua, então prefiro ter um dindin para comprar o que eu quiser e coisinhas pessoais, assim no começo do mês estipulo o valor que vou usar aquele mês, e assim que acabar, acabou!!! Então, se eu comprei um creme que eu queria e o dindin foi embora, um abraço! Só mês que vem!

Para alimentação, divido o valor para mercado e sacolão durante todo o mês, separando entre as semanas.

A poupança viagem é legal, pois mesmo que você não possa viajar nas férias, o dindin está lá. Caso possa viajar, esse valor pode ser usado para comprar um pacote ou até mesmo para levar e gastar como bem entender!

Ah, gente, não esquecer de somar valores que debitam automaticamente, como tarifa de manutenção de conta, previdência, seguros e coisas do tipo.

E aí, o orçamento está controlado???

Beijocas!

Fabi adverte: gestão de dindin é tudo nessa vida!


2 Pode falar...:

Anônimo disse...

ah não ta muito controlado não hehehe

Tatiana K Wolff disse...

Que saudade do seu cantinho!!
Aqui quem controla tb sou eu, marido é muuuuito desorganizado! rs
Bjs!

Postar um comentário